quarta-feira, 19 de julho de 2017

Rede de Sementes do Xingu completa 10 anos


O mini-documentário "Xingu, histórias dos produtos da floresta", apresenta algumas das histórias de cadeias produtivas florestais beneficiadas pelo Fundo Amazônia, por meio do projeto “Sociobiodiversidade Produtiva no Xingu”, desenvolvido pelo ISA e 12 parceiros na Bacia do Xingu, no Mato Grosso e no Pará, entre 2014 e 2016.
2017 é um ano muito especial para a Rede de Sementes do Xingu: neste mês de julho, a Rede comemora 10 anos de existência como a maior iniciativa que trata de sementes florestais nativas do Brasil. No decorrer desses anos foram utilizadas 175 toneladas de sementes nativas de mais de 200 espécies coletadas e beneficiadas por 450 coletores, gerando uma renda de R$ 2,5 milhões para as famílias.

Para comemorar essa data especial, será feito um grande encontro no pólo Diauarum, no Território Indígena do Xingu, semeando os planos futuros dessa iniciativa que já recuperou mais de 5 mil hectares de áreas degradadas na região e fora dela.

Há poucas semanas você conheceu um pouco mais sobre a história da Rede no primeiro episódio da série de três mini-documentários, “Xingu, histórias dos produtos da floresta”.

Hoje compartilhamos com vocês outros dois episódios da série, sobre Frutas e sobre a Terra do Meio.




Conheça também o livro “Xingu: história dos produtos da floresta”, que te transporta para o Xingu e te leva para conhecer lugares únicos, pessoas inspiradoras e iniciativas que valorizam a natureza e que fortalecem a proteção à diversidade social e ambiental da região.

Junte-se ao ISA! Vamos juntos fortalecer a proteção da floresta e os hábitos e tradições da região do Xingu.




Conheça a Rede de Sementes do Xingu, o óleo de pequi do povo Kisêdjê, a fábrica de polpas Araguaia e as castanhas, óleos e borracha da Terra do Meio, produtos da floresta que levam consigo as histórias dos povos que nela e dela vivem de forma integrada e sustentável, e que fortalecem um duplo território: o da Amazônia e o da identidade de cada um de seus moradores. Saiba mais: https://medium.com/@socioambiental/a-...





Agradecimentos: a todos os povos indígenas, ribeirinhos, extrativistas e agricultores familiares que fazem parte desta história. À Associação Rede de Sementes do Xingu, Associações de moradores da Terra do Meio (Amora, Amoreri e Amomex), Associação Indígena Kĩsêdjẽ (AIK), Movimento das Mulheres Yarang, Associação Indígena Moygu Comunidade Ikpeng (AIMCI) e Assentamento Dom Pedro. Aos nossos parceiros da União Européia, EDF, Fundação Moore, Rainforest, Manos Unidas, Fundo Vale, ANSA, Instituto Bacuri, Imaflora, Funbio, Amazonia Live, Firmenich, Wickbold, Mercur, Tucum, Atina, Grupo Resek, Articulação Xingu Araguaia (AXA), Natura, Borges & Prudente e AFB.
Realização: Instituto Socioambiental (ISA)

Ficha Técnica:
Direção e Imagens: Fabio Nascimento
Produção Executiva: Bruno Weis, Daniela Jorge de Paula, Rodrigo Junqueira, Jeferson Straatmann,
Entrevistas: Marina Yamaoka e Isabel Harari
Montagem e Finalização: Daniel Carezzato
Animações: Sérgio Castro
Trilha sonora: Bruno Prado
Narração: Dani Scopin
Produção Local: Augusto Postigo, Dannyel Sá, Fabiola Silva, Eduardo Malta, Ana Lúcia Silva Souza, Bruna Dayanna Ferreira, Cláudia Araújo, Sadi Elsenbach, Benedito Alzeni Bento (Nim), Cleudemir Peixoto (Cleu).

Mais sobre o ISA: www.socioambiental.org

Nenhum comentário:

“Caminhada pelo Clima em Defesa da Terra – Rumo à COP 30”

Povos Indígenas: caminhada em defesa da terra faz chamamento à sociedade civil em Belém. Fotos: Sodrepara / Brasil   PARA TERRITORIO INDIGEN...