segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

PRETINHOS DO MANGUE / CURUÇÁ -PA- BRASIL

PRETINHOS DO MANGUE / CURUÇÁ -PA
Curuçá é um município brasileiro do estado do Pará-Brasil Localiza-se a uma latitude 00º43'44" sul e a uma longitude 47º50'53" oeste, estando a uma altitude de 37 metros.O tradicional bloco de carnaval ecológico "Pretinhos do Mangue"
    TEXTO: Bruna Campos e Tati Dias AG/PA
    Fotos:Sodrepara









Um Carnaval ecologicamente correto, para toda a família paraense com o abadá mais barato do Brasil. Esses são alguns dos principais fatores que tem atraído todos os anos milhares de foliões para curtir o Carnaval de Curuçá, município do nordeste paraense, distante 130 quilômetros da capital, com cerca de 40 mil habitantes.








O bloco "Pretinhos do Mangue", um dos mais tradicionais do Pará, arrastou cerca de 10 mil pessoas na tarde deste domingo (6). O ritual que há 22 anos se repete, foi cumprido fielmente pelos seguidores da festa. O quesito básico para participar do bloco é não ter nojo da lama, muito menos qualquer tipo de preocupação com a aparência. Quem entra na festa, tem que estar disposto a se sujar.
Se o carnaval é uma festa democrática, o de Curuçá, no nodeste paraense, é a melhor expressão desse exercício porque, literalmente, só não cai na folia mais tradicional do município quem não quer. Até no quesito fantasia a festa não exclui absolutamente ninguém, já que o principal "adereço", além da indispensável alegria, está ao alcance de todos e existe em abundância nos manguezais que cercam a cidade.












A preparação começa por volta das 15 horas, em frente ao Porto Pretinhos do Mangue, que virou Patrimônio Cultural do Estado do Pará. Lá, os brincantes se concentram e começam a se lambuzar com "tijuco", como é conhecida a lama preta dos mangues. "Não adianta se lambuzar de qualquer jeito. Tem que ter toda uma preparação. Começa pelo rosto e depois vai espalhando pelo resto do corpo até ficar completamente sujo. Só o dente pode ficar branco", ensina Edmilson Campos, que é um dos fundadores do bloco.
É da natureza, que em Curuçá esbanja generosidade, que sai a lama, matéria-prima da fantasia usada pelos brincantes do "Pretinhos do Mangue", tradicional bloco carnavalesco que neste domingo, 7, arrastou cerca de 17 mil pessoas pelas ruas da cidade. Inspirados no tema "Pretinhos do Mangue: só no carnaval de Curuçá e do Pará", os foliões seguiram por cerca dois quilômetros animados pelos trios elétricos.











A tradição começou em 1989, quando dois amigos resolveram ir ao mangue catar caranguejo, mas voltaram de mãos vazias e, em forma de protesto, passaram lama pelo corpo e saíram desfilando pela cidade. “Por iniciativa do meu irmão já estamos há 27 anos trazendo um carnaval que aborda a questão ecológica e mobiliza um número cada vez maior de pessoas. Essa é uma festa da paz, e as pessoas vem até aqui justamente porque sabem que vão poder se divertir de forma segura, sem violência", diz o presidente da Associação Socioambiental e Cultural Pretinhos do Mangue, Edmilson Campos.











Nenhum comentário:

“Caminhada pelo Clima em Defesa da Terra – Rumo à COP 30”

Povos Indígenas: caminhada em defesa da terra faz chamamento à sociedade civil em Belém. Fotos: Sodrepara / Brasil   PARA TERRITORIO INDIGEN...