sábado, 31 de outubro de 2015

O BUFALO DO MARAJÓ Amazônia Pará Brasil

O BÚFALO DO MARAJÓ Amazônia Pará Brasil
O Marajó, no extremo norte do Pará, é um local naturalmente superlativo. A maior ilha fluviomarinho do mundo também abriga o maior rebanho de búfalos do país. Essenciais para os 16 municípios da região, estes animais são fonte de diversas atividades econômicas.
Foto: Sodrepara


 Os primeiros búfalos chegaram à Ilha de Marajó em 1870, vindos da Guiana, com refugiados políticos e foram trocados com os nativos locais por bovinos. Hoje, o Marajó possui a maior criação bubalino do Brasil.






Em decorrência da multiplicação dos rebanhos e considerável aumento da população,
desenvolveu-se a exploração e comercialização do leite, permitindo igualmente a
formação da Indústria de laticínios com base no leite de Búfalas, de alta qualidade, para
atendimento do mercado paulista e até com exportação desses produtos.






Em 1971, o ponto de vista ao adotar o termo Mediterrâneo para os nossos Búfalos  a seus semelhantes existentes na Amazônia, onde eram chamados de “Pretos”. Os búfalos são uma das bases da economia marajoara, a começar pela culinária. Toda a carne, leite e derivados vêm deles. Os animais também são utilizados para trabalhos de tração, em fazendas, pois são muito fortes, podendo chegar a mais de 1 tonelada.












Nenhum comentário:

“Caminhada pelo Clima em Defesa da Terra – Rumo à COP 30”

Povos Indígenas: caminhada em defesa da terra faz chamamento à sociedade civil em Belém. Fotos: Sodrepara / Brasil   PARA TERRITORIO INDIGEN...