domingo, 11 de outubro de 2015

CÍRIO 2015 DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ BELÉM PARA BRASIL

Procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré 2015
A festa religiosa do Círio de Nazaré, uma das maiores manifestações religiosas do mundo, que reúne todos os anos na cidade de Belém, NO estado do Pará, cerca de dois milhões de pessoas em torno do culto à Nossa Senhora de Nazaré, é cercada de rituais e tradição. Conheça algumas das curiosidades de uma das maiores manifestações da Amazônia.

Os jornais de 1840, 1843, 1846 e 1849 registram a realização do círio em uma tarde de quarta-feira, um horário sempre sujeito à chuva. Por causa disso, em 1854, foi anunciada a transferência da procissão para a manhã de domingo.
Na procissão, a Berlinda que carrega a imagem da Virgem de Nazaré é seguida por romeiros de Belém, do interior do Estado, de várias regiões do país e até do exterior. 
Fotos Sodrepara










Sobre a origem do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, dizem que o governador Souza Coutinho foi muito influenciado pela lenda da fuga da Santa, da capela do Palácio do Governo para AS matas do Utinga. Por esse motivo, pediu à Confraria que repetisse o movimento que o povo atribuiu à Virgem. E o Círio, até hoje, cumpre o mesmo ritual, sendo que ao invés de iniciar o trajeto na capela do Palácio do Governo, sai da igreja da Sé. Lei - Existe a Lei da Padroeira: "É de lei, lei dos homens, que Nossa Senhora de Nazaré é merecedora de honras de Estado". É a Lei nº 4.371, de 15 de dezembro de 1971.
 A corda, tradicionalmente, sai junto com a procissão, que inicia na Catedral Metropolitana de Belém. Mas em 1995, a diretoria da festa decidiu que a saída da corda seria em frente ao mercado do Ver-o-Peso. A medida foi para garantir segurança e melhorar a fluidez do percurso. NO entanto, houve tumulto e alguns romeiros cortaram a corda que, pela primeira vez, foi atrás da Berlinda e não à frente, como sempre acontece .








Padre Zimermman - Pároco da igreja de Nossa Senhora de Lourdes e São Luís, em Florianópolis





 Nossa Senhora de Nazaré ilumina as ruas de Belém durante a Trasladação



 Traslado para Ananindeua dá início às procissões do Círio de Nazaré


Nenhum comentário:

“Caminhada pelo Clima em Defesa da Terra – Rumo à COP 30”

Povos Indígenas: caminhada em defesa da terra faz chamamento à sociedade civil em Belém. Fotos: Sodrepara / Brasil   PARA TERRITORIO INDIGEN...