domingo, 18 de janeiro de 2015

DESAFILHO DE GUITARRA BAIANA


A dupla "Dodô e Osmar" (Adolfo Dodô Nascimento e Osmar Álvares Macêdo), ambos de Salvador, tiveram a idéia de construir um novo instrumento a partir de uma apresentação na capital baiana, do músico Benedito Chaves - que utilizava um captador acoplado a um violão tradicional de caixa acústica oca equipada com um captador.

Dodô, técnico em eletrônica, junto ao amigo, fez vários testes com madeira e posicionando o amplificador sob as cordas, conseguiu evitar a microfonia que verificaram ocorrer na apresentação que tinham assistido.

O protótipo criado por Dodô e Osmar no início da década de 1940 ficou conhecido como pau elétrico ou cavaquinho elétrico1 .
Fotos Divulgação

Pau elétrico ou cavaquinho elétrico1 .

Em 1950, Dodô e Osmar se apresentaram nos dias de carnaval, sobre um Ford 1929, transformando ele em palco, dando origem o fenômeno do trio elétrico no Carnaval da Bahia.

Temos como intuito nessa lista, fazer um reconhecimento daqueles que tiveram ou tem, vida e obra com a Guitarra Baiana. Para tanto, listamos em ordem alfabética os músicos em atividade e os fora de atividade. Essa lista foi feita pela Comunidade de Músicos da GB.

Guitarra baiana é um instrumento elétrico, de quatro ou cinco cordas, criado na bahia.






Armandinho fala para a Bequadro sobre a história da Guitarra Baiana.


Pepeu Gomes | Pout -pourri de chorinhos | Instrumental SESC Brasil



Nenhum comentário:

“Caminhada pelo Clima em Defesa da Terra – Rumo à COP 30”

Povos Indígenas: caminhada em defesa da terra faz chamamento à sociedade civil em Belém. Fotos: Sodrepara / Brasil   PARA TERRITORIO INDIGEN...