sábado, 7 de outubro de 2017

CÍRIO 2017 CÍRIO 225 AGORA JÁ NO FINAL

A procissão do Círio tem 3,6 quilômetros de percurso, saindo da Catedral, na Cidade Velha, até a Praça Santuário de Nazaré. A festa é considerada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) desde 2013.
Em torno de mais um Círio, o de número 225, reúnem-se peregrinos, promesseiros, turistas, devotos, colaboradores, voluntários... mas se resumem a uma só nomenclatura: filhos de Nossa Senhora de Nazaré.

O tema deste ano “Maria, Estrela da Evangelização”, e também dia do Recírio, foi escolhido a partir dos escritos de São Bernardo de Claraval: “Olha para a estrela, invoca Maria”. O nome Maria, na sua origem mais primitiva, significa estrela. Por isso, ela é a estrela da evangelização, porque ela nos mostra o caminho que nos leva a Jesus Cristo. “Maria é a estrela esplêndida que se eleva sobre a imensidão do mar, brilhando pelos próprios méritos, iluminando por seus exemplos”, explica Dom Alberto Taveira, arcebispo metropolitano de Belém.
    Fotos: Marcio Lelis
 O esforço conjunto da Diretoria da Festa e dos inúmeros parceiros envolvidos na organização da procissão garantiu que, pela primeira vez em muitos anos, o Círio completasse os quase quatro quilômetros que separam a Catedral Metropolitana de Belém da Praça Santuário em um tempo bastante hábil. Ás 9 horas a berlinda com a imagem de Nossa Senhora já alcançava o cruzamento das avenidas Presidente Vargas com Nazaré, à altura do edifício Manoel Pinto da Silva, com 2,10Km percorridos. Apesar dos apelos reiterados a cada ano, a corda dos romeiros foi cortada a quatro quadras da Basílica.

Às 11h18 a berlinda deixou a avenida Nazaré e ganhou o acesso da Praça Santuário, marcando os últimos momentos do Círio. A projeção da Diretoria do Círio é que as procissões deste ano reúnam 77,6 mil turistas. Somente na grande procissão deste domingo, a estimativa de participação é de dois milhões de devotos.

  Fotos: Thiago Gomes







    Foto: Sodrepara
Foto: Thiago Gomes


                         
                               Fotos Mácio Ferreira


Nem mesmo os profissionais que já estão acostumados a acompanhar as celebrações em torno do Círio de Nazaré conseguem conter a emoção que emana da multidão de fieis diante da oportunidade de estar tão perto da imagem da Virgem.


Ontem, um dos momentos mais emocionantes e aguardados na véspera do Círio de Nossa Senhora de Nazaré: a descida do Glória, quando a imagem original, encontrada em 1700 pelo caboclo Plácido José de Souza, é retirada do topo do altar da Basílica, enquanto os fieis fazem orações de agradecimento e pedidos. As fotos são de Sodrepara Sodre.


Procissão noturna ganha as ruas do centro de Belém do Pará

Após missa celebrada em frente ao colégio Gentil Bittencourt pelo Bispo Auxiliar de Brasília, Dom Leonardo Ulrich Steiner, que também é secretário geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), teve início a quinta romaria oficial do Círio de Nazaré: a Trasladação. Apesar da chuva que caiu no final da tarde deste sábado (7), os fiéis se mantiveram firmes à espera da saída da berlinda que conduz a imagem de Nossa Senhora de Nazaré em um percurso de três quilômetros e meio até a Catedral Metropolitana de Belém, no bairro da Cidade Velha.

A Trasladação reúne mais de um milhão de pessoas e tem duração média de quatro a cinco horas. É o mais tradicional entre os eventos que antecedem o Círio. Segundo os registros históricos, a primeira procissão noturna aconteceu em 1793, há exatos 224 anos.

Fotos: Sodrepara






FOTO: CRISTINO MARTINS / AG. PARÁ



CÍRIO 2017 CÍRIO 225 AGORA JA NO FINAL
Milhares de fieis vãos às ruas de Belém saudar a Rainha da Amazônia







Nenhum comentário:

“Caminhada pelo Clima em Defesa da Terra – Rumo à COP 30”

Povos Indígenas: caminhada em defesa da terra faz chamamento à sociedade civil em Belém. Fotos: Sodrepara / Brasil   PARA TERRITORIO INDIGEN...