SODREPARA NEWS ESPORTE PAYSANDU CAMPEÃO
Re x Pa
Decidirá o primeiro turno do Parazão 2016 será no próximo domingo 06/03/2016, também no Mangueirão. Taça Cidade de Belém, equivalente ao primeiro turno do Campeonato Paraense. O time bicolor disputou a semifinal contra o Águia, de Marabá, no Estádio Olímpico do Pará. Com o resultado, o Paysandu enfrenta o Clube do Remo, que também derrotou nos pênaltis o Independente, de Tucuruí, na outra semifinal disputada no sábado (27). O Re x Pa que decidirá o primeiro turno do Parazão 2016 que será no próximo domingo (6), no Estádio Olímpico Edgar Proença, mais conhecido como Mangueirão.
Foto: Antônio Cicero
Foto: Divulgação
Foto: Divulgaçao
Foto: Sodrepara
O Estádio Olímpico Edgar Proença, mais conhecido como Mangueirão, de Grandes eventos esportivos marcam história, foi projetado pelo arquiteto paraense Alcyr Meira, em 1969, o local foi inaugurado em março de 1978. Após passar por sua maior reforma desde a fundação, o estádio recebeu o nome e o status de Estádio Olímpico do Pará em 2002.
Fotos: Rodolfo Oliveira
O estádio surgiu do desejo do então governador do Estado, Alacid Nunes, em criar uma praça de esportes com capacidade para 120 mil pessoas. Em 1969, o projeto assinado pelo arquiteto Alcyr Meira começou a dar vida à ideia do governador. Sua construção iniciou em 1971 e em 1975 já era registrado pelos jornais jogos que aconteceram no estádio. O estádio foi concluído em 1978, sendo batizado com o nome de Alacid Nunes, com capacidade para 45.007 pessoas.
Na reinauguração do estádio, em 5 de Maio de 2002, Paysandu e Remo empataram em 2 a 2 e o jogador Balão, que então jogava no Remo, fez o primeiro gol desta partida. O nome oficial do Mangueirão passou a levar o nome do jornalista Edgar Augusto Proença.
foto Wagner Carmo
O Mangueirão é dono do maior público da América Latina no GP Caixa de Atletismo 42.640 pessoas.
O estádio também foi palco dos jogos do Paysandu na Copa Libertadores da América de 2003, quando recebeu o seu maior público pós-reforma: 57.330 torcedores (Paysandu 2 x 4 Boca Juniors).
O estádio também foi palco dos jogos do Paysandu na Copa Libertadores da América de 2003, quando recebeu o seu maior público pós-reforma: 57.330 torcedores (Paysandu 2 x 4 Boca Juniors).
A Taça Cidade de Belém, equivalente ao primeiro turno do Campeonato Paraense. Foi criada em 2004 com um sistema diferente do atual, as equipes formavam um grupo único, e o melhor ganhava o título.
O primeiro campeão foi o Remo. No ano de 2005, a fórmula mudou para dois grupos de 4 times, em que os dois líderes faziam a final em jogo único.
Foto Divulgação
Remo segura empate e conquista a Taça Cidade de Belém
Paysandu conquistou o título da Taça Cidade de Belém/PA
Foto: Gustavo
Cametá Campeão Paraense 1º turno Taça Cidade de Belém/PA
Foto: Mario Quadro
O novo sistema se manteve até 2006. No biênio 2007-2008 o sistema voltou para o grupo único, porém houve o acréscimo da fase eliminatória, com semi-finais e finais, que eram em jogo único.
Nos anos de 2009 e 2010 o sistema permaneceu o mesmo, porém a final era em dois jogos. A partir de 2011 as semi-finais ganharam jogo de volta e se mantém a mesma fórmula até o ano de 2014.
Sempre o melhor colocado na geral leva vantagem em resultados iguais. O campeão do torneio tem vaga garantida na final do Campeonato Paraense, além de ganhar vaga na Copa do Brasil de Futebol do ano seguinte. Caso o mesmo campeão da Taça Cidade de Belém faturar o segundo turno, a Taça Estado do Pará, o mesmo é declarado campeão por ter ganhado os dois turnos.
Troféu PARAZÃO 2016 Belém/PA Campeão Paraense 1º turno Taça Cidade de Belém