Círio Fluvial conduz devotos pelas águas da Baía do Guajará
Círio Fluvial conduz devotos pelas águas da Baía do Guajará
A Baía do Guajará, no entorno de Belém, fica tomada por centenas de embarcações com devotos que companhar a 29º edição da Romaria Fluvial, que integra o calendário das 12 procissões oficiais do Círio de Nazaré. O “Círio das Águas” saiu do trapiche de Icoaraci, distrito de Belém, a bordo do navio Garnier Sampaio, da Marinha do Brasil, às 9h, e seguirá até a escadinha do cais do Porto, na Estação das Docas.
História – Em sua 29ª edição, a Romaria Fluvial foi iniciada pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur), com saída do Trapiche de Icoaraci no dia 8 de outubro de 1986. O responsável foi o presidente da Paratur à época, o historiador Carlos Rocque, e foi acompanhada por cerca de 50 barcos.
A Imagem Peregrina será conduzida em uma cúpula de vidro, decorada por Gilmar Cosme. Segundo estudos conjuntos do DIEESE/PA e da Diretoria da Festa de Nazaré, a Romaria Fluvial deverá percorrer os 18,500 km (cerca de 10 milhas náuticas) de procissão em aproximadamente 02h.
Chegada na Estação das Docas/escadinha do cais do Porto. Na chegada da procissão, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré será é recebida por autoridades do Belém do Pará.
Outras da procissão Rodoviaria de nossa senhora de nazaré
No início da noite, devotos iluminaram as ruas do centro de Belém na última romaria do sábado (11). Neste domingo (12), acontece a maior procissão, que deve reunir mais de 2 milhões de fiéis na capital paraense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário