sábado, 28 de setembro de 2013

XII Festival de Ópera do Theatro da Paz

O XII Festival de Ópera do Theatro da Paz encerra sua programação neste sábado (28), com um concerto ao ar livre, a partir das 20h, em palco montado em frente ao teatro, na Praça da República, em Belém.
Durante o concerto irão se apresentar 100 músicos da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) e Orquestra Jovem Vale Música (OJVM), sob regência do maestro Miguel Campos Neto.
Fotos Sodrepara

 Concerto  se apresentaram 100 músicos da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) e Orquestra Jovem Vale Música (OJVM), sob regência do maestro Miguel Campos Neto. Também subirão ao palco a cantora lírica paraense Adriane Queiroz, que atualmente reside na Alemanha, onde integra o elenco da ópera estatal de Berlim; o tenor Richard Bauer e a soprano Laura de Souza, além do coro do festival, com 60 pessoas.
















Cantora lírica paraense Adriane Queiroz 


                                         Maestro Miguel Campos Neto.

Tenor Richard Bauer, soprano Laura de Souza

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

"O navio fantasma"

A primeira apresentação de uma ópera do compositor alemão Richard Wagner (1813-1883) no Pará promete muitas surpresas ao público. Algumas delas foram apresentadas na noite desta quinta-feira (19), na programação do XII Festival de Ópera do Theatro da Paz.
Fotos: Sodrepara
Para cantar os papeis principais, estão, no elenco, o barítono Rodrigo Esteves, como o Holandês; a soprano Tati Helene, como Senta;  o tenor Ricardo Tamura, como Erik, marido de Senta; o russo Denis Sedov, baixo, como Daland, pai de Senta; além dos paraenses Antonio Wilson, como Steuermann, o timoneiro de Daland, e Jéssica Wisniewski, como Mary, ama de Senta. O núcleo dramático da ópera exige extrema compreensão musical, afinado ao canto e a interpretação.

Rodrigo Esteves, como o Holandês









Rodrigo Esteves, como o Holandês. soprano Tati Helene, como Senta

Tati Helene e Rodrigo Esteves estiveram no festival do ano passado, compondo a equipe de Salomé, ópera de Richard Strauss, também alemão como Wagner. Ele interpretou João Batista enquanto ela era a  substituta brasileira da soprano holandesa Annemarie Kremer. Ambos trabalharam com Caetano Vilela, nesta equipe, fazia a iluminação e agora os dirige em cena.



Só mais um detalhe do momento mais lindo de "O navio fantasma": o navio "desce" ao cais e os seus fantasmas passam a se debater com os humanos marinheiro. A ópera estreia neste sábado, 21, às 20h, no Festival de Ópera do Theatro da Paz.


















A soprano Tati Helene também canta pela primeira vez um papel inteiro em uma ópera de Wagner. Para ela, existe uma diferença na forma que o compositor escreve para ópera e considera Wagner muito exigente e exige mais, tecnicamente, do cantor















“O Navio Fantasma” tem a primeira récita no dia 21 de setembro, e mais duas nos dias 23 e 25. A Tv Cultura transmitirá a segunda récita (dia 23) ao vivo, para 143 municípios do Pará. Transmissão ao vivo também pelo portal cultura no site www.portalcultura.com.br - Telão no Teatro Maria Sylvia Nunes – Estação das Docas –, a partir das 20h, com entrada franca.

“Caminhada pelo Clima em Defesa da Terra – Rumo à COP 30”

Povos Indígenas: caminhada em defesa da terra faz chamamento à sociedade civil em Belém. Fotos: Sodrepara / Brasil   PARA TERRITORIO INDIGEN...