quarta-feira, 20 de março de 2013

ESPAÇO

20 de Março de 2013•10h33 • atualizado às 10h51
"Rezem", diz diretor da Nasa sobre aproximação de asteroides



O diretor da Nasa (agência espacial americana), Charles Bolden, tem um conselho sobre o que fazer se um grande asteroide estiver a caminho da Terra: rezar. Isso é praticamente tudo o que se poderia fazer neste momento se asteroides ou meteoros desconhecidos estivessem em rota de colisão com o planeta, afirmou ele a legisladores na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos. A projeção fatalista ocorre enquanto a Nasa pede que o governo americano financie programas para detecção e desvio de objetos celestiais próximos da Terra.


O meteorito que atingiu a Rússia em 15 de fevereiro de 2013 provocou pânico e deixou quase mil feridos. A enorme pedra, contudo, não é a primeira a provocar destruição no nosso planeta - e nem de longe é a maior. Veja a seguir 10 asteroides e meteoritos que abalaram o planeta
Foto: Divulgação










quinta-feira, 14 de março de 2013

Igreja corre risco de se tornar uma 'ONG piedosa'



O Papa Francisco celebrou nesta quinta-feira (14), na Capela Sistina, diante dos 114 cardeais que o elegeram na véspera, a primeira missa do seu pontificado.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Corpos das vítimas de acidente aéreo em Monte Dourado já chegaram a Belém


Em coletiva realizada na sede do CPC Renato Chaves, na tarde desta quarta-feira, o diretor geral da instituição, Orlando Salgado, detalhou como será o processo de liberação dos corpos das vítimas do acidente com o avião bimotor modelo 821-Carajás, prefixo PT-VAQ, que caiu na noite de terça-feira (12), por volta das 20h30, em Monte Dourado, no município de Almeirim (oeste do Pará).



http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2013/03/piloto-do-aviao-bimotor-que-caiu-em-almeirim-pa-tinha-28-anos.html






                                         diretor geral da instituição, Orlando Salgado
FOTO: CARLOS SODRÉ/ AG. PARÁ
DATA: 13.03.13
BELÉM-PARÁ

quarta-feira, 6 de março de 2013

Protocolo que regulariza a produção do queijo do Marajó


Protocolo regulariza a produção do queijo do Marajó
A versão final do protocolo que regulariza a produção do queijo do
Marajó.
Além da Sagri e Sebrae, participaram das discussões as Universidades Federal do Pará e Federal Rural da Amazônia, Adepará, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e produtores de queijo da ilha do Marajó, que tiveram a consultoria técnica da empresa Dzetta, do Programa Alimento Seguro, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O Protocolo finalizado também seguirá para Brasília para ser submetido à apreciação do Mapa.

O protocolo lista uma série de recomendações e exigências para adequação dos produtores, que versam sobre a qualidade da água utilizada, processo de ordenha de animais, condições de higiene dos locais de produção, transporte, armazenamento, entre diversos tópicos, como a emissão de carteiras de saúde aos que trabalham diretamente no processo.





                                          Na foto: Prudêncio Paixão do município do Acará

 Na  foto: Secretário de Agricultura Hildegardo Nunes,Superintendente federal  de agricultura no Pará, Andrei Castro. Diretor Superintendente do Sebrae/PA Vilson Schuber.


                                         Na foto: Carlos Algusto ex-prefeito de Soure





Sagri, Sebrae e Adepará. O documento seguirá agora para o Ministério de
Agriultura. A iniciativa da faz parte de um convênio assinado entre o
Sebrae no Pará e a Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri).
Fotos Carlos Sodré

Refugiados da Síria superam 1 milhão de pessoas


Refugiados da Síria superam 1 milhão de pessoas
foto Agência Brasil
Renata Giraldi* - Agência Brasil06.03.2013 - 08h16 | Atualizado em 06.03.2013 - 09h26


Refugiados da Síria superam 1 milhão de pessoas (Magharebia / Creative Commons)
Brasília – O Alto Comissariado da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Refugiados (Acnur) informou que o número de refugiados da Síria superou 1 milhão de pessoas, nos dois anos de crise que atinge o país. A disputa entre o governo do presidente sírio, Bashar Al Assad, e a oposição é cercada por violência e denúncias de violação de direitos humanos. Pelos dados da ONU, pelo menos metade dos refugiados é composta de crianças.

Leia também:

Subsecretária da ONU diz que mundo tem lições para aprender com o Brasil

Secretária da ONU apela para que comunidade internacional não abandone a Síria

Brasil pretende contribuir com US$ 1 milhão para ações humanitárias nas Nações Unidas

O alto comissário para os refugiados, Antônio Guterres, reiterou a preocupação com os deslocamentos das pessoas internamente na Síria e as ameaças aos civis. "A Síria caminha para um desastre de grande escala", disse, lembrando que deve ser feito um esforço coletivo para ajudar os civis sírios.

Guterres disse ainda que as agências humanitárias receberam apenas 25% do financiamento necessário. Mas ele reconheceu o apoio de governos vizinhos à Síria, como o Líbano, a Jordânia, a Turquia, o Iraque e o Egito, este último em menor escala, que recebe os refugiados. De acordo com Guterres, cerca de 10 mil refugiados chegam, por dia, a esses países.

O alto comissário alertou que alguns dos países que mais recebem refugiados sírios sofrem com o aumento da população. Na Jordânia, serviços de abastecimento de água, assistência médica e educação estão chegando ao limite. Na Turquia, o investimento é na construção de 17 acampamentos para os refugiados.



*Com informações da  Lusa

Edição: Lílian Beraldo

terça-feira, 5 de março de 2013

Morre Presidente da Venezuela, Hugo Chávez


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, morreu aos 58 anos nesta terça-feira. A informação foi confirmada pelo vice Nicolás Maduro em cadeia de televisão pouco antes das 19h, pelo horário do Brasil. Ontem, um boletim do governo informava que o estado de saúde do líder, operado quatro vezes de um câncer, havia piorado.
Militar e político venezuelano, Hugo Chavez  nasceu no dia 28 de julho de 1954, em Sabaneta. Foi criado pela avó paterna, estudou na Academia Militar venezuelana, graduou-se em engenharia, em 1975. Tornou-se tenente-coronel do exército.
Seu primeiro casamento foi com Nancy Colmenares e o segundo com a jornalista Marisabel Rodriguesz, da qual se desquitou em 2003. Em 4 de fevereiro de 1992, tentou realizar um golpe militar contra o presidente Carlos Andrés Pérez, no qual não foi bem sucedido, sendo detido por dois anos.Foi libertado da prisão após afastamento de Pérez e durante a anistia do novo presidente Rafael Caldera, abandonou a vida militar e passou a se dedicar à política. Foi eleito presidente da Venezuela em 1998, com 58% dos votos; em 1999, dissolveu o congresso e aprovou uma nova Constituição que rebatizou o país como República Bolivariana da Venezuela.

Convocou novas eleições em 2000, sendo reeleito com 55% dos votos, lançou leis de expropriação de terras e de estatização de parte da produção petrolífera venezuelana. Em outubro de 2002, o país foi acometido de uma greve geral que serviu de força para a oposição solicitar um referendo popular que decidisse sobre a permanência de Hugo Chavez. Ele permaneceu vencendo, o líder só foi vencido pelo câncer.






                                          Ana Floorfilla enviou um vídeo 45 minutos atrás
                                          Fotos Carlos Sodré- sodrepara



“Caminhada pelo Clima em Defesa da Terra – Rumo à COP 30”

Povos Indígenas: caminhada em defesa da terra faz chamamento à sociedade civil em Belém. Fotos: Sodrepara / Brasil   PARA TERRITORIO INDIGEN...