Restauração da berlinda do Círio 2012

História da Berlinda - A berlinda começou a fazer parte do Círio a partir de 1855, em substituição a uma espécie de carruagem puxada por cavalos ou bois, chamada de palanquim. Neste mesmo ano, com a necessidade da Berlinda ser puxada pelos fiéis para vencer um atoleiro, os animais foram substituídos por uma corda, que foi emprestada às pressas por um comerciante e que, depois, foi incorporada à tradição do Círio. Mesmo com a introdução da berlinda, foi mantido o costume da imagem ser carregada no colo de autoridades da Igreja. Mas, em 1880, o Bispo Dom Macedo Costa mandou fazer uma berlinda que levasse a imagem sozinha. Em 1926, a berlinda foi transformada em andor e assim saiu até o Círio de 1930. No ano seguinte, ela voltou ao seu formato original, sendo puxada pelos fiéis através da corda.
BELÉM-PARÁ

Na noite de quinta-feira, 4, foi apresentada a berlinda que conduzirá
a imagem da Virgem de Nazaré nas procissões da Trasladação e do Círio
2012 em Belém, no Pará. Nos últimos três meses, o andor passou por um
processo de restauração que buscou reaver suas características e
traços originais.
FOTO:CARLOS SODRÉ/ AG. PARÁ
DATA: 04.10.2012
BELÉM-PARÁ






A organização do Círio 2012 apresentou na noite da última quinta-feira (04), na Estação dos Carros no Arraial de Nazaré, o resultado de três meses de restauração profunda da Berlinda que há 48 anos acompanha Nossa Senhora de Nazaré na maior festa religiosa do Pará.

Na foto: diretor do Museu Histórico do Estado do Para (MHEP), Sergio Melo



Nenhum comentário:

“Caminhada pelo Clima em Defesa da Terra – Rumo à COP 30”

Povos Indígenas: caminhada em defesa da terra faz chamamento à sociedade civil em Belém. Fotos: Sodrepara / Brasil   PARA TERRITORIO INDIGEN...