ECOTURISMO NO PARÁ

Ecoturismo é o segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação
O cidadão-consumidor consciente da importância de não desperdiçar um recurso precioso como a água servirá de exemplo onde estiver, além de poder mobilizar outros cidadão consumidor consciente da importância de não desperdiçar um recurso precioso como a água servirá de exemplo onde estiver, além de poder mobilizar outros. 








Os paneiros.
quase sempre elegantemente tecido, com ou sem tampo e que serve para guardar e/ou carregar objetos de uso; o uaturá, mais alto que largo, feito do cipó uambé, fortemente trançado, destinado ao transporte de alimentos, mormente os produtos da roça. É constituído de uma tipóia que permite carregá-lo às costas, seja preso à testa, como usam as mulheres ou ao alto do peito, como é costume entre os homens; o irerú, utilizado para colocar farinha; o picuá e o urú, do pescador; o matiri, do caçador; o pacará, com tampa, formato de baú, onde o caboclo guarda objetos de uso pessoa, roupas, redes, etc.

Os primeiros arquitetos amassavam a terra com os pés para fazer a casa.No Brasil, durante o período colonial - e em São Paulo, até meados do século 19 -, a principal forma de construir moradias era a taipa. Eram casas de barro e pau-a-pique que, com a modernização da cidade, foram sendo substituídas pelos tijolos e, por fim, pelo concreto armado. Fazer uma maquete de uma casa em taipa de pilão pode ser uma forma de resgatar essa memória.








Caranguejos (também conhecidos como uaçás, auçás e guaiás1 ) são os crustáceos da infraordem Brachyura, caracterizados por terem o corpo totalmente protegido por uma carapaça, quatro pares de patas (pereópodes) terminadas em unhas pontudas, o primeiro dos quais normalmente transformado em fortes pinças e, geralmente, o abdómen reduzido e dobrado por baixo do cefalotórax. Os pleópodes se encontram na parte dobrada do abdómen e, nas fêmeas, são utilizados para proteção dos ovos.


Diferente de outras praias do estado, a única forma de chegar à ilha é através de barcos, que fazem a travessia de Marudá, distrito de Marapanim, para Algodoal. A viagem dura aproximadamente 40 minutos. A ilha é banhada pela Baía de Marapanim, pelo Oceano Atlântico, e pelo Canal da Mocooca.


O Turu (Teredo sp.), Gusano, Busano1 ou Cupim-do-mar2 é um molusco bivalve da família dos Teredinídeos, possui aspecto vermiforme semelhante a uma minhoca, tendo numa das extremidades valvas com sulcos providos de dentes, que são utilizados para abrir galerias em madeiras submersas, formando aí as suas colónias. A sua carne é comestível, e na Amazónia, principalmente na Ilha de Marajó, às quais são atribuídas propriedades afrodisíacas e revitalizantes, podendo ser consumido cru, cozido ou em sopas.3 É um alimento rico em cálcio e ferro. O sabor é sdescrito como semelhante ao dos mariscos, como as ostras.
Vivem principalmente em manguezais, alimentando-se dos seus troncos ou em árvores podres e caídas na água. Conseguem devorar a madeira através de seus dentículos na cabeça. São como cupins de madeira molhada, pois são encontrados nos cascos das embarcações, causando-as prejuízos.














Ecoturismo é o segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação

Nenhum comentário:

3ª Guerra Mundial

Para mim já é o começo de uma 3ª Guerra Mundial após ataque russo na Ucrânia, Putin classificou como “operação militar especial Fotos: Div...