Cavalhada de Bragança

Uma das mais importantes manifestações culturais do Pará, a Marujada,  em Bragança, região nordeste do Estado. O evento, que acontece dentro da festividade em honra a São Benedito.

FOTOS: CARLOS SODRÉ/ AG. PARÁ
BRAGANÇA-PARÁ




caracteriza-se por uma dança folclórica apresentada dentro da festa de Marujada, no Estado do Pará. A Marujada é uma manifestação popular que ocorre no período de 25 de Dezembro até o dia 6 do mês de Janeiro, na cidade de Bragança. Teve inicio por volta do ano de 1798, quando a cultura européua atendendo


























Cavalhada de Bragança são Cavaleiros vestidos de uniforme padrão, com as cores da marujada (vermelho, azul e branco) são divididos em dois grupos, em média, de 25 cavaleiros. 
Cavaleiro da agremiação vermelha larga em disparada em busca das argolas envoltas em fitas azul e vermelha,cavalhada de Bragança e uma festa com mais de 200 anos de tradição.



De dois em dois os cCavalhadas é uma celebração portuguesa tradicional que teve origem nos torneios medievais, onde os aristocratas exibiam em espetáculos públicos a sua destreza e valentia, e frequentemente envolvia temas do período da Reconquista. Era um "torneio que servia como exercício militar nos intervalos das guerras e onde nobres e guerreiros cultivavam a praxe da galantaria"avaleiros largam em disparada na medida em que dois bandeirinhas, um de cada agremiação, acenam, no meio do circo da cavalhada são erguidos por uma corda dois cilindros de cera na qual são presas as argolas envoltas em fitas azul e vermelha, ganha o cavaleiro que conseguir em velocidade retirar mais argolas. 

Fotos Carlos Sodre
sodrepara@gmail.com











Quem consegue recebe uma fita da cor de sua agremiação e tem seu nome anotado por uma maruja. Os cavaleiros vêm de todas as comunidades de Bragança e podem ter a idade que permita ele cavalgar um animal e entrar na competição.

"O cavaleiro pode dar quantas voltas ele quiser, a média de tempo é em torno de 2 horas, e o cavaleiro que nesse intervalo retirar mais argola ganha o jogo.

A cavalhada é embalada por músicas típicas da festividade e composições feitas em homenagem a São Benedito e a marujada. Uma curiosidade dessa que é considerada a mais tradicional e original festividade religiosa do Estado do Pará é que ela é preparada durante oito meses Os pontos culminantes da marujada se revelam nos dias, 25 e 26 de dezembro.
texto Lázaro Araújo / Secom

Nenhum comentário:

“Caminhada pelo Clima em Defesa da Terra – Rumo à COP 30”

Povos Indígenas: caminhada em defesa da terra faz chamamento à sociedade civil em Belém. Fotos: Sodrepara / Brasil   PARA TERRITORIO INDIGEN...