quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Aedes aegypt assombrar o Mundo

O nascimento de  bebês com um perímetro cerebral menor do que o normal acendeu um alerta vermelho na saúde pública Mundo.
O aumento, considerado pelo Ministério da Saúde como “inusitado”, de casos de microcefalia ainda não tem um motivo oficial, mas a principal suspeita é que ele tenha relação com o contágio das mães pelo zika vírus, transmitido pelo mesmo vetor da dengue, o que coloca em foco a dificuldade do países em combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
A microcefalia é uma malformação congênita em que o cérebro do feto não se desenvolve de maneira adequada. O bebê, quando nasce, apresenta um perímetro cefálico menor do que os 33 centímetros considerados normais,trazer risco de morte, a condição pode ter sequelas graves para os bebês que sobrevivem
    Foto: Sodrepara e Divugação

Larvas (amarelas) e pupas (marrons) de Aedes aegypti, cultivadas em Laboratório


combate ao Aedes aegypt

A incidência de dengue em todo o mundo tem aumentado nas últimas décadas. Hoje, a doença ocorre em mais de 100 países. O Aedes aegypti, vetor da dengue, é uma espécie de mosquito hematófago originário da África. Acredita-se que tenha aportado no continente americano junto com os navios negreiros na época da colonização (século XVI). Já o vírus da dengue é proveniente da Ásia e só chegou depois à América.


Uma pandemia de dengue clássica tomou o sudeste asiático depois da Segunda Guerra Mundial. Já os primeiros casos de dengue hemorrágica de que se tem notícia aconteceram na década de 1950, nas Filipinas e na Tailândia. A síndrome do choque, por sua vez, teve seu primeiro registro epidêmico na Tailândia, em 1958.

Aedes (Stegomyia) aegypti (aēdēs do grego "odioso" e ægypti do latim "do Egipto") é a nomenclatura taxonômica para o mosquito que é popularmente conhecido como mosquito-da-dengue ou pernilongo-rajado é uma espécie de mosquito da família Culicidae proveniente de África, atualmente distribuído por quase todo o mundo, especialmente em regiões tropicais e subtropicais, sendo dependente da concentração humana no local para se estabelecer.

O mosquito está bem adaptado a zonas urbanas, mais precisamente ao domicílio humano, onde consegue reproduzir-se e pôr os seus ovos em pequenas quantidades de água limpa, isto é, pobres em matéria orgânica em decomposição e sais (que confeririam características ácidas à água), que preferivelmente estejam sombreados e no peridomicílio.


Além do reforço do Exército, a Sespa conta com a colaboração da Marinha, Aeronáutica e da Defesa Civil. O  Departamento de Controle  que ao longo do ano trabalha em conjunto com as prefeituras para conter a proliferação do mosquito. “Este é mais um reforço que ajudará na luta contra o Aedes aegypti. A participação das Forças Armadas tem sido primordial nesse processo, uma vez que nos dará subsídio para atingirmos o maior número de pessoas para a prevenção".

As fêmeas, para realizar hematofagia, podem percorrer até 2 500 m é considerado vector de doenças graves, como dengue, febre amarela, febre zika e chicungunha, o controle das suas populações é considerado assunto de saúde pública.

Ovos do Aedes aegypti podem ficar até um ano em recipientes. Mas, ao entrar em contato com a água bastam dez minutos para larvas começarem a nascer
2006
Prof. Frank Hadley Collins, Dir., Cntr. for Global Health and Infectious Diseases, Univ. of Notre Dame

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

O CEGO BRASILEIRO

A  história de um cego que se casou com sua prima e tiveram três filhos aleijados, Um clipe muito bom  triste pede apoio

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

FELIZ 400 ANOS DE BELÉM DO PARÁ BRASIL


Belém é um município brasileiro e capital do estado do Pará. Pertencente à Mesorregião Metropolitana de Belém e à Microrregião de Belém, localiza-se na Região Norte do Brasil, distante 2 140 quilômetros da capital federal, Brasília. sua área é de 1 064,918 km².

Com uma população de 1 439 561 habitantes, é a segunda cidade mais populosa da Região Norte e a décima-primeira do Brasil. Possuindo um dos maiores Índices de Desenvolvimento Humano  entre os municípios do norte brasileiro. Nas últimas duas décadas, vem se verticalizando a partir das áreas mais altas e mais valorizadas, devido novas tendências na construção civil local e o plano de valorização do espaço da cidade originada na década de 40 na Avenida Presidente Vargas. Têm se verificado: o aumento das densidades construídas e a elevação acentuada da altura dos edifícios; novas modalidades de seletividade social, caracterizadas por arrojados projetos arquitetônicos; a incorporação de sofisticados equipamentos de lazer na área condominial; os altos preços dos imóveis. Parece estar se delineando, uma tendência à segregação sócio-espacial para segmentos sociais de alta classe e de alta classe média.



                                          Fotos: Sodrepara
A canção "Ao pôr do sol", de Firmo Cardoso e Dino Souza, foi eleita pelos internautas e telespectadores da TV Liberal como a música que mais marcou os 400 anos de Belém.
Música regional do Pará com toques de música oriental

Foto: Divulgação Teddy Max, Cantor Paraense
de grande sucesso regional, foi para o japão onde permaneceu por 12 anos, voltou aos palcos mas faleceu em um shom em Macapá em 2008, deixando muitos admiradores que o reconhecem como um grande taleto da música.


O Mercado de São Brás é uma construção histórica localizada na cidade de Belém, no estado brasileiro do Pará. Situado distante do centro histórico da cidade, foi erguido durante época áurea do ciclo da borracha amazônica, a sua construção foi iniciada no dia 1 de Maio de 1910 e foi concluído em 21 de Maio de 1911.

O Mercado foi construído em função da grande movimentação comercial gerada pela ferrovia Belém/Bragança. Como o ponto final do trem era em São Brás, com muitas pessoas embarcando e desembarcando ali, a área se tornou atrativa para a comercialização de produtos.
        Fotos: Sodrepara




Em seus 400 anos de história, Belém vivenciou momentos de plenitude, entre os quais o período áureo da borracha, no início do século XX, quando o município recebeu inúmeras famílias europeias, que influenciaram grandemente a arquitetura das edificações locais, sendo conhecida na época como Paris n'América. Atualmente, apesar de ser cosmopolita e moderna em vários aspectos, Belém não perdeu o ar tradicional das fachadas dos casarões, das igrejas e capelas do período colonial.





A cidade exerce significativa influência como metrópole regional, influenciando mais de oito milhões de pessoas nos estados do Pará, Amapá e Tocantins, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. Conta com importantes fortificações, igrejas, monumentos, parques e museus, como o Theatro da Paz, o museu Emílio Goeldi, o parque Mangal das Garças, o mercado do Ver-o-Peso e eventos culturais e religiosos de grande repercussão, como o Círio de Nazaré.

O Mercado Ver-o-Peso é um mercado situado na cidade brasileira de Belém, no estado do Pará, estando localizada na Avenida Boulevard Castilho Franca, Cidade Velha, às margens da baía do Guajará. Ponto turístico e cultural da cidade, é considerada a maior feira ao ar livre da América Latina. O mercado do ver-o-peso abastece a cidade com variados tipos de gêneros alimentícios e ervas medicinais do interior paraense, fornecidos principalmente por via fluvial. Foi candidato a uma das 7 Maravilhas do Brasil. Inaugurado em 1901, é um dos mercados públicos mais antigos do Brasil.



















3ª Guerra Mundial

Para mim já é o começo de uma 3ª Guerra Mundial após ataque russo na Ucrânia, Putin classificou como “operação militar especial Fotos: Div...