quarta-feira, 22 de julho de 2015

Imagens de Praia do Pará Brasil

Bragança é um município brasileiro do estado do Pará. Localiza-se na latitude 01°003'013" sul e longitude 46°045'056" oeste, estando à altitude de 19 metros. Sua população estimada em 2014 era de 120.124 habitantes.
Praia de Ajuruteua Pará (nome derivado do Tupi e que significa "terra do ajuru"), é uma pequena vila litorânea localizada a 36 quilômetros da cidade de Bragança, nordeste do estado do Pará. É composta de uma avenida principal e uma rua transversal, a Rua das Garças, e banhada pelas águas do oceano Atlântico.
Fotos: Sodrepara
 Seu acesso se dá pela rodovia PA-458 (Bragança-Ajuruteua), da qual pode-se observar durante o percurso sua vegetação de mangue e seus ninhais de garças e guarás, que geralmente se concentram na Ilha do Canela, um local seguro para sua preservação. Um fenômeno natural que também pode-se observar duas vezes ao ano, que ocorre entre dezembro e maio, é o Suatá, no qual os caranguejos saem dos manguesais em direção às margens da rodovia para o acasalamento, o que é alertado pelas placas de sinalização.










 A hidrografia do município apresenta dois rios principais, são eles o rio Caeté (que margeia a cidade) e o rio Cereja (que corta a sede do município em duas partes). Além disso o município é intensamente recortado por igarapés. A vegetação é formada por manguezais, campos aluviais e campos bragantinos; mais a geografia do município é denominada em rios e igarapés. Neste cenário destaca-se o Rio Caetéque nasce no município de Nova Timboteua ao sul do território bragantino, desaguando no atlântico.
 A hidrografia do município apresenta dois rios principais, são eles o rio Caeté (que margeia a cidade) e o rio Cereja (que corta a sede do município em duas partes). Além disso o município é intensamente recortado por igarapés.
                                          Rio Caeté











                                          Praia de Ajuruteua
Na vila encontram-se cerca de 300 residências, predominando construções rústicas feitas em madeira com cobertura de palha. Entre seus principais recursos naturais estão suas belas praias, mangues, dunas e os abundantes caranguejos e guarás. As principais atividades econômicas da região é a pesca e a extração de caranguejos pela população nativa, onde geralmente são comercializados na vila dos pescadores, uma pequena vila onde residem principalmente pescadores e comerciantes.






sábado, 18 de julho de 2015

Imagens de Praia do Pará Brasil

Salvaterra-Pará
Praia Grande de Salvaterra - Ilha do Marajó
Salvaterra é um município brasileiro, localizado na Ilha do Marajó, no estado do Pará. É considerado o principal ponto de entrada para a Ilha do Marajó, através do porto de Camará, localizado no extremo sul do município, na foz do rio Camará.
Localiza-se a uma latitude 00º45'12" sul e a uma longitude 48º31'00" oeste, estando a uma altitude de 5 metros. Sua população estimada em 2010 era de 20 183 habitantes. Possui uma área de 1.039 km²2 .
Salvaterra era, desde 1901, distrito de Soure. Foi apenas em 1961 que foi elevada à categoria de município, conhecida desde então como a Princesa do Marajó
Fotos: Carlos Sodré















3ª Guerra Mundial

Para mim já é o começo de uma 3ª Guerra Mundial após ataque russo na Ucrânia, Putin classificou como “operação militar especial Fotos: Div...