segunda-feira, 15 de junho de 2015

Nosso Pará



Nosso Pará.
Que teu povo, teus sons, costumes e histórias continuem fazendo de ti um  estado querido do nosso Brasil



Carimbó - Dança Típica do Pará com a Banda Calypso

domingo, 14 de junho de 2015

O Açaí, fruta típica do Pará/Brasil

O açaí (Euterpe oleracea), também chamado uaçaí, açaí-branco, açaizeiro, coqueiro-açaí, iuçara, juçara, palmiteiro, palmito, piná e tucaniei, é uma palmeira que produz um fruto bacáceo de cor roxa muito utilizado 
na confecção de refrescos, processamento do fruto e garantir um produto de qualidade à população.


Fotografia : Lucivaldo Sena, Sodrepara, Rodolfo Oliveira, Sidney Oliveira, Divugação 


















 Açaí é uma fruta rica em proteínas, fibras, lipídios e uma excelente fonte das vitaminas: Vitamina C, Vitamina B1 e Vitamina B2. O açaí também possui uma boa quantidade de Fósforo, Ferro e Cálcio,contêm antocianinas, um tipo de antioxidante que desempenhar um papel importante na prevenção do câncer. As antocianinas estão presentes em todas as bagas (elas são responsáveis pelas cores preto, vermelho e roxo do açaí) Estudos realizados mostraram que eles podem ter um efeito preventivo e significativo sobre o câncer.
Estudos realizados sobre o Açaí roxo foi encontrados altos níveis de atividade antioxidante. Os Antioxidantes são benéficos porque lutam contra os radicais livres, com isso há uma grandes baixas nas quantidades associadas com as taxas de câncer, doença cardíaca e derrame.
O Açaí é uma fruta brasileira encontrada facilmente na região norte do país e tem se tornado cada vez mais procurado entre os próprios brasileiros e pessoas em diversas partes do mundo. Segundo alguns especialistas da área da saúde, esse alimento disponibiliza muita energia para quem o consome e, por isso, a maior procura tem sido pelo público que pratica exercícios físicos frequentemente. Há quem goste do sabor da fruta em si, mas a grande maioria acostuma com o sabor e come para obter os benefícios que esta fruta oferece.
 Na Amazônia, o açaí é consumido tradicionalmente junto com farinha de mandioca ou tapioca geralmente gelado. Há quem prefira fazer um pirão com farinha e comer junto com peixe assado ou camarão, ou mesmo os que preferem o suco com açúcar.




O programa é gerenciado por 14 instituições, que mantêm treinamentos regulares com os batedores de açaí, cada vez mais interessados nos investimentos.


Coleção metamorfose preciosa da amazônia, anel desabrochar, com gema vegetal de açaí. Criação e produção do designer Ivam Pereira.


Na ilha Jussara, há cerca de uma hora de barco de Belém, um grupo de mulheres está mudando a realidade social e econômica das comunidades na área conhecida como Furo do Maracujá. Nesta ilha, ao contrário do que ocorre em outras comunidades, elas são as responsáveis pelo manejo e colheita do açaí que é vendido diariamente em locais como o Ver-o-Peso e demais feiras de Belém.

FOTO: SIDNEY OLIVEIRA / AG. PARÁ

3ª Guerra Mundial

Para mim já é o começo de uma 3ª Guerra Mundial após ataque russo na Ucrânia, Putin classificou como “operação militar especial Fotos: Div...