terça-feira, 21 de abril de 2015

Belém do Pará Brasil e seus encatos

Belém é um município brasileiro, capital do estado do Pará, pertencente à Mesorregião Metropolitana de Belém e à Microrregião de Belém. Com uma área de 1 064,918 km², localiza-se no norte brasileiro, distante 2 140 quilômetros de Brasília.
Fotos: Sodrepara






A cidade exerce significativa influência nacional, influenciando mais de oito milhões de pessoas nos estados do Pará, Amapá e Tocantins seja do ponto de vista cultural, econômico ou político.Conta com importantes monumentos, parques e museus, como o Theatro da Paz, o Museu Paraense Emílio Goeldi, o parque Mangal das Garças, o mercado do Ver-o-Peso, e eventos de grande repercussão, como o Círio de Nazaré.




Durante o ciclo da borracha, Belém foi considerada uma das cidades brasileiras mais desenvolvidas e uma das mais prósperas do mundo, não só pela sua posição estratégica - quase no litoral , mas também porque sediava um maior número de residências de seringalistas, casas bancárias e outras importantes instituições.


atual estado do Pará), ocorrendo de 1835 a 1840, durante o período regencial brasileiro. O conflito ocorreu devido à irrelevância política à qual a província foi relegada após a Independência do Brasil e o cenário de pobreza extrema povo paraense. A Cabanagem é um dos maiores conflitos já ocorridos na história do país.

Considerada a de participação mais autenticamente popular da história do país, única em que a população efetivamente derrubou o governo local. Grão-Pará recebeu o título de Imperial Município, conferido por dom Pedro II (1840-1889).

A denominação "cabanagem" remete ao tipo de habitação da população pobre ribeirinha, formada principalmente por mestiços, escravos livres e índios. Embora a elite fazendeira da Província morasse muito melhor, sentia a falta de participação nas decisões do governo central, dominado pelas províncias do Sudeste e do Nordeste .

A guerra durou cerca de cinco anos e provocou a morte de mais de 40 000 pessoas, cerca de 30% da população do Grão-Pará foi dizimada, tribos inteiras foram completamente exterminadas, visto como exemplo a tribo mura.









“Caminhada pelo Clima em Defesa da Terra – Rumo à COP 30”

Povos Indígenas: caminhada em defesa da terra faz chamamento à sociedade civil em Belém. Fotos: Sodrepara / Brasil   PARA TERRITORIO INDIGEN...