domingo, 18 de janeiro de 2015

DESAFILHO DE GUITARRA BAIANA


A dupla "Dodô e Osmar" (Adolfo Dodô Nascimento e Osmar Álvares Macêdo), ambos de Salvador, tiveram a idéia de construir um novo instrumento a partir de uma apresentação na capital baiana, do músico Benedito Chaves - que utilizava um captador acoplado a um violão tradicional de caixa acústica oca equipada com um captador.

Dodô, técnico em eletrônica, junto ao amigo, fez vários testes com madeira e posicionando o amplificador sob as cordas, conseguiu evitar a microfonia que verificaram ocorrer na apresentação que tinham assistido.

O protótipo criado por Dodô e Osmar no início da década de 1940 ficou conhecido como pau elétrico ou cavaquinho elétrico1 .
Fotos Divulgação

Pau elétrico ou cavaquinho elétrico1 .

Em 1950, Dodô e Osmar se apresentaram nos dias de carnaval, sobre um Ford 1929, transformando ele em palco, dando origem o fenômeno do trio elétrico no Carnaval da Bahia.

Temos como intuito nessa lista, fazer um reconhecimento daqueles que tiveram ou tem, vida e obra com a Guitarra Baiana. Para tanto, listamos em ordem alfabética os músicos em atividade e os fora de atividade. Essa lista foi feita pela Comunidade de Músicos da GB.

Guitarra baiana é um instrumento elétrico, de quatro ou cinco cordas, criado na bahia.






Armandinho fala para a Bequadro sobre a história da Guitarra Baiana.


Pepeu Gomes | Pout -pourri de chorinhos | Instrumental SESC Brasil



terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Aquarela do Brasil - Titulares do Ritmo - Sr Brasil 11/08/2011

Rolando Boldrin faz uma homenagem póstuma ao músico GERALDO, do grupo TITULARES DO RITMO, com imagens de arquivo do grupo se apresentando.

domingo, 11 de janeiro de 2015

PAZ E AMOR Belém do Pará do meu Brasil Feliz 399 anos

Belém é um município brasileiro, capital do estado do Pará, pertencente à Mesorregião Metropolitana de Belém e à Microrregião de Belém. Com uma área de 1 064,918 km², localiza-se no norte brasileiro, distante 2 140 quilômetros de Brasília.












 Em seus quase 400 anos de história, Belém vivenciou momentos de plenitude, entre os quais o período áureo da borracha, no início do século XX, quando o município recebeu inúmeras famílias europeias, que influenciaram grandemente a arquitetura das edificações locais, ficando conhecida na época como Paris n'América. Hoje, apesar de ser cosmopolita e moderna em vários aspectos, Belém não perdeu o ar tradicional das fachadas dos casarões, das igrejas e capelas do período colonial.

A cidade exerce significativa influência nacional, influenciando mais de oito milhões de pessoas nos estados do Pará, Amapá e Tocantins seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. Conta com importantes monumentos, parques e museus, como o Theatro da Paz, o Museu Paraense Emílio Goeldi, o parque Mangal das Garças, o mercado do Ver-o-Peso, e eventos de grande repercussão, como o Círio de Nazaré.


Fotos: Sodrepara
















Fotos: Sodrepara

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

FELIZ ANO NOVO DE 2015 A TODOS COM MUITA PAZ!!!

FELIZ ANO NOVO A TODOS!
Reveillon da Estação das docas 2015 reuniu cerca de 50 mil pessoas em Belém do Pará. O tradicional show pirotécnico, na Baía do Guajará, durou cerca de 15 minutos.
Fotos: Sodrepara













Queima de fogos durante Revéillon na praia de Copacabana, Rio de Janeiro
Fotos: Divugação




3ª Guerra Mundial

Para mim já é o começo de uma 3ª Guerra Mundial após ataque russo na Ucrânia, Putin classificou como “operação militar especial Fotos: Div...