quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Povos ribeirinhos

Povos ribeirinhos é uma população tradicional que residem nas proximidades dos rios e têm a pesca artesanal como principal atividade de sobrevivência. Cultivam pequenos roçados para consumo próprio e também podem praticar atividades extrativistas.
    Fotos: Sodrepara

As populações tradicionais, entre elas os ribeirinhos, foram reconhecidas pelo Decreto Presidencial nº 6.040, assinado em 7 de fevereiro de 2007, nele o governo federal reconhece, pela primeira vez na história, a existência formal de todas as chamadas populações muitos tradicionais.











 Ao longo dos seis artigos do decreto, que institui a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais (PNPCT), o governo amplia o reconhecimento que havia sido feito parcialmente, na Constituição de 1988, aos indígenas e aos quilombolas.

Assim, todas as políticas públicas decorrentes da PNPCT beneficiaram  oficialmente o conjunto das populações tradicionais, incluindo ainda faxinalenses (que plantam mate e criam porcos), comunidade de "fundo de pasto", raizeiros (habitantes do Sertão), pantaneiros, caiçaras (pescadores do mar), ribeirinhos, seringueiros, castanheiros, quebradeiras de coco de babaçu e ciganos, entre outros.

Segundo o Joshua Project, os povos ribeirinhos no Brasil somam umas 6.513.000 pessoas.2



 Ribeirinhos, desenvolvimento e a sustentabilidade possível.


domingo, 23 de novembro de 2014

Preservação ambiental na ilha de Algodoal Pará Brasil

Vila de Algodoal, em Maracanã, nordeste do Pará
Moradores da ilha de Maiandeua aprovam a criação de nova unidade de preservação ambiental
Consulta pública promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), na tarde desta terça-feira,18, na vila de Algodoal, em Maracanã, nordeste do Pará, para aprovação da criação de uma nova unidade de conservação ambiental na ilha de Maiandeua. No encontro, realizado na sede da associação de pescadores artesanais de Algodoal, moradores e lideranças locais debateram o funcionamento das Áreas de Proteção Ambiental da ilha e votaram a favor da criação do Monumento Natural Dunas e Lagos de Algodoal. Na foto, Crisomar Lobato, diretor de Áreas Protegidas da Sema.
FOTO: SODREPARA/ AG. PARÁ.
                                          UM PASSEIO POR ALGODOAL
Vila de Algodoal, em Maracanã, nordeste do Pará
Cidade de musica Reggae.
Reggae é um gênero musical desenvolvido originalmente na Jamaica do fim da década de 1960.







 PÔR DO SOL EM ALGODOAL
Mãe da Terra: Maiandeua. Algodoal!
Toda vez era assim: ia chegando um feriado, as férias, ou um reles final de semana. A gente se mobilizava pra arrumar qualquer grana, mesmo que fosse só o da passagem, porque a comida cada um assaltava a dispensa da sua casa e levava só o que dava conta de carregar. E lá íamos nós pro lugar que mais traduzia e acalmava nossos gritos de liberdade. Lá tudo era permitido pra quem queria ficar longe dos olhos exigentes da socidades dos saltos e sapatos. Lá não passa carro, não entra moto, e o asfalto, viiiixi...o qui é isso mermo?!
Mãe Terra. O nome já diz tudo. Algodoal uma imensidão de liberdade, de felicidade, de frescor da alma. Acho que lá a gente realmente esquece do resto do mundo. É tanta areia, tanto mar, tanto amor que não dá pra acolher tanta saudade.
Quem já foi sabe muito bem do que eu estou falando, quem não conhece só vai entender se for por lá.
Texto Tati costa
Foto Sodrepara


































“Caminhada pelo Clima em Defesa da Terra – Rumo à COP 30”

Povos Indígenas: caminhada em defesa da terra faz chamamento à sociedade civil em Belém. Fotos: Sodrepara / Brasil   PARA TERRITORIO INDIGEN...