quinta-feira, 11 de abril de 2013

Castanha-do-pará ou castanha-do-Brasil


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Bertholletia excelsa, popularmente conhecida como castanha-do-brasil, castanha-do-pará, tocari e tururi é uma árvore de grande porte, muito abundante no norte do Brasil e na Bolívia, cujo fruto (ouriço) contém a castanha, que é sua semente[1] É uma árvore da família botânica Lecythidaceae, nativa da Floresta Amazônica.

Nomenclatura
Apesar do seu nome em inglês, Brazil nut, o seu maior exportador não é o Brasil e sim a Bolívia, onde são chamadas de almendras. Isto se deve à drástica diminuição da espécie no Brasil, devida ao desmatamento. O nome em português se refere ao Pará, cuja extensão no período colonial incluía toda a Amazônia brasileira. Os acreanos - por serem os maiores produtores nacionais de castanha - referem-se a elas como "castanhas-do-acre". Alguns nomes indígenas são juvia, na região do Rio Orinoco e sapucaia, em outras regiões do Brasil.
Embora seja classificada pelos cozinheiros como uma castanha, os botanistas consideram a castanha-do-pará como uma semente, e não uma castanha, já que, nas castanhas e nozes, a casca se divide em duas metades, com a carne separando-se da casca.
                                Fotos Carlos Sodré-Reprodução Proibida-sodrepara
 Foto:Origem: Wikipédia







quarta-feira, 3 de abril de 2013

MARAPANIM/PA CAÇA AO gusano, busano ou cupim-do-mar-TURU

MarapanimPA gusano, busano ou cupim-do-mar-TURU

Viajando na caça ao turu

Fotos Carlos Sodré-Reprodução Proibida-sodrepara


O Turu é um molusco bivalve da família dos Teredinídeos, possui aspecto vermiforme semelhante a uma minhoca, tendo numa das extremidades valvas com sulcos providos de dentes, que são utilizados para abrir galerias em madeiras submersas, formando aí as suas colónias. A sua carne é comestível, e na Amazónia, principalmente na Ilha de Marajó, às quais são atribuídas propriedades afrodisíacas e revitalizantes, podendo ser consumido cru, cozido ou em sopas.[1] É um alimento rico em cálcio e ferro. O sabor é sdescrito como semelhante ao dos mariscos, como as ostras.
Vivem principalmente em manguezais, alimentando-se dos seus troncos ou em árvores podres e caídas na água. Conseguem devorar a madeira através de seus dentículos na cabeça. São como cupins de madeira molhada, pois são encontrados nos cascos das embarcações, causando-as prejuízos.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Viajando na caça ao turu
Direito Autoral> protegido pela Lei n.º 9.610 de 19/02/1998.
Marapanim/PA




























































“Caminhada pelo Clima em Defesa da Terra – Rumo à COP 30”

Povos Indígenas: caminhada em defesa da terra faz chamamento à sociedade civil em Belém. Fotos: Sodrepara / Brasil   PARA TERRITORIO INDIGEN...